domingo, 28 de junho de 2015

Um despertar para uma nova vida - Rio 2 anos

Fim de tarde de uma quinta-feira. Céu nublado, folhas voando e um coração inquieto que batia acelerado. Essas são as imagens que me vêm à memória daquele 27 de junho de 2013. Isso mesmo, dois anos atrás eu chegava ao Rio de Janeiro sem uma passagem de volta. Com pouca bagagem, muita expectativa e rodeado por uma aura de ingenuidade – que viria a se dissipar aos poucos – fiz de Botafogo o meu primeiro lugar fora de casa. De lá pra cá, “já morei em tanta casa que nem me lembro mais”.

Sentimentos confusos habitam a mente de quem sai de casa sem um destino certo. Recém-formado, nenhum emprego em vista ou conhecidos na cidade e sem saber por onde começar: as coisas pareciam ainda mais difíceis. A única certeza era que o curso de Letras (motivação inical para a mudança) começaria em agosto. Do Fundão, onde estudei por apenas três meses, guardo apenas as amizades e os bons momentos que faziam daquele duro início mais suave.

Troquei a Ilha do Fundão pelo reino do Castelo Mourisco de Oswaldo Cruz: enfim, o primeiro emprego como jornalista. Surgia o tal Lucas Rocha que começava a se aventurar em textos cada vez mais complexos e inusitados. Falar sobre doenças, técnicas e aplicações tornou-se um desafio cotidiano – que suprimiu até o pânico e a irritação de falar ao telefone. Ah, o telefone! Ferramenta mágica que permite contato com jornalistas de todo o Brasil e do mundo: da TV Globo à BBC, da Rádio Aparecida à CBN, do Correio Braziliense à Tribuna de Santos. Os assuntos?! Vão de A a Z: AIDS, dengue, chikungunya, leishmaniose, hanseníase, zika... Na hora de escrever sobre um assunto, toda fonte de informação é válida! Outro dia, veja só, recorri ao REFICOFAGE (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie)!

Não satisfeito, pensei que voltar para a Comunicação Social seria uma boa ideia. Um retorno que reforça a busca pelo aperfeiçoamento, a vontade de manter a mente em dinâmica atualização e fugir do comodismo. Trabalhar durante o dia, estudar durante a noite e encontrar tempo para viver no meio disso, rs. A faculdade é como o tal rio que você não pode entrar duas vezes, como dizia Heráclito. Você já não é o mesmo, mas talvez isso seja algo bom.

Dois anos... o Rio me garantiu o despertar para uma nova vida. Nesse tempo, eu me perdi, me encontrei, me reinventei. Com a mudança, passei a conhecer prazeres inusitados, desfrutar de novos sabores e a aproveitar o tempo da melhor forma possível. Descobri o que é amar, aprendi a expressar sentimentos e a importância de contar com aqueles que nos querem bem, mesmo que à distância. Ganhei força para lutar pelos meus sonhos, meus afetos e planos. Aos poucos fui deixando de ser imediatista, aceitando que a estrada é longa e que este é apenas o começo.

3 comentários:

  1. Ainda me lembro de quando me contou que iria se mudar para o Rio, o aperto no peito e a sensação de perda foram inevitáveis, pois, naquele momento eu me dei conta de que ficaria longe do meu melhor amigo. Não foi fácil, mas tive que encontrar forças para te apoiar e te desejar o melhor em sua nova e insana jornada. Hoje, 2 anos depois, só vejo a confirmação do que no fundo eu já sabia, que você iria se dar bem, iria dar o melhor para conquistar seu espaço na 'fascinante' Cidade Maravilhosa, além do reconhecimento como jornalista. Tenho muito orgulho da pessoa que você se tornou. Enfrentar dificuldades, administrar a saudade e superar limites faz parte do processo de deixar o conforto do lar. É legal ver o quanto você tem crescido e, a cada reencontro, aproveito para matar a saudade e reafirmar a nossa amizade. Desejo que o Rio ainda te traga várias descobertas e conquistas inesquecíveis!! Estarei sempre torcendo por você. Sucesso meu grande amigo... muito sucesso!! =D

    ResponderExcluir
  2. Adorei que você mantém o blog atualizado!
    Vou dar mais passadas por aqui!
    =**

    ResponderExcluir
  3. Oi, nem sei se você ainda visualiza o blog, mas eu gostei tanto das coisas que você escreveu, e você parece tão legal, queria conversar um pouco. Meu email é julianalourensso@gmail.com. Espero contato.

    Abraços :D

    ResponderExcluir